Cuide bem dos seus pés com a nossa equipe de podiatras especializados. Nós oferecemos um tratamento personalizado para seus pés, para que você possa se sentir mais confortável e seguro ao caminhar.
Oferecemos soluções personalizadas para você!
Os podiatria infantis tratam de problemas comuns, como unhas encravadas, calos, verrugas plantares e pé chato. Eles também fornecem orientações sobre o uso de calçados adequados e a higiene adequada dos pés, para garantir o desenvolvimento saudável dos pés das crianças.
A podiatria esportiva é focada em fornecer cuidados específicos para atletas e pessoas que praticam atividades físicas intensas. Os podólogos esportivos ajudam no diagnóstico e tratamento de lesões nos pés e tornozelos, como fascite plantar, tendinite, entorse de tornozelo e bolhas.
A podiatria corretiva é uma área especializada que se concentra em corrigir anormalidades estruturais ou funcionais dos pés. Os podólogos corretivos utilizam técnicas e tratamentos para corrigir problemas como pé chato, pé cavo, deformidades dos dedos (como joanetes e dedos em martelo), esporão de calcâneo e desalinhamentos biomecânicos.
A podiatria preventiva para pé diabético tem como objetivo evitar complicações nos pés de pessoas com diabetes. Os podólogos realizam exames regulares nos pés, identificando feridas, úlceras, infecções ou problemas circulatórios.
A podiatria geriátrica é voltada para o cuidado dos pés de idosos. Nessa área, os podólogos tratam de problemas como calosidades, unhas grossas, calos, lesões cutâneas e doenças relacionadas à idade, como neuropatia periférica e problemas circulatórios.
O pé diabético é uma condição que afeta pessoas com diabetes e envolve complicações nos pés devido a danos nos nervos (neuropatia) e problemas de circulação sanguínea (arteriopatia). Os sintomas do pé diabético podem incluir formigamento, dormência, queimação, dor, feridas que não cicatrizam, úlceras, infecções e mudanças na cor e temperatura dos pés.
A unha encravada ocorre quando a borda da unha cresce e penetra na pele circundante, causando dor, vermelhidão e inflamação. Esse problema geralmente afeta os dedões dos pés e pode ser causado por diversos fatores, como corte inadequado das unhas, uso de calçados apertados, traumatismo ou predisposição genética.
Os fungos são organismos microscópicos que podem causar infecções na pele, nas unhas e nas mucosas. As infecções fúngicas mais comuns incluem a micose (tinea) e a candidíase. Fungos ou onicomicose é uma infecção das unhas, principalmente dos pés, causada principalmente por fungos de dermatofitose.
Os calos e calosidades são áreas de pele espessadas e endurecidas que se desenvolvem em resposta a pressão ou fricção repetitiva. Eles são uma forma de proteção da pele contra o atrito excessivo.
As rachaduras são fissuras ou fendas que podem ocorrer na pele dos pés, especialmente nos calcanhares. Elas são frequentemente causadas por ressecamento excessivo da pele, falta de hidratação adequada, exposição prolongada a condições ambientais adversas (como ar seco ou calor intenso) e pressão excessiva nos pés.
Verrugas plantares são lesões causadas pelo vírus do papiloma humano (HPV) que se desenvolvem na planta do pé. Elas são caracterizadas por pequenas protuberâncias ásperas com uma superfície irregular e podem ser dolorosas ao caminhar ou ficar em pé.
Onicólise é um termo utilizado para descrever a separação da unha do leito ungueal, ou seja, quando a unha se descola da pele subjacente. Geralmente, a onicólise ocorre devido a uma variedade de fatores, como trauma físico, infecção fúngica, psoríase, reação a medicamentos ou produtos químicos, distúrbios hormonais ou doenças sistêmicas.
O pé de atleta, também conhecido como tinea pedis, é uma infecção fúngica comum que afeta a pele dos pés, principalmente entre os dedos. Os sintomas do pé de atleta incluem coceira intensa, vermelhidão, descamação da pele, formação de bolhas e fissuras. A infecção pode se espalhar para outras partes dos pés, como as solas e as unhas.
A órtese e a ortoplastia são duas abordagens utilizadas na área da saúde para correção, suporte ou proteção de partes específicas do corpo. Ambas têm o objetivo de melhorar a função e o conforto do paciente.
Veja o que nossos pacientes têm a dizer sobre a nossa clínica especializada em tratamento de feridas.
Podiatria é a área da saúde que se dedica ao estudo, prevenção e tratamento das doenças dos pés e suas consequências para o corpo. É importante porque os pés são responsáveis por sustentar todo o peso do corpo e podem afetar o bem-estar físico e emocional.
Você pode precisar de um podiatra se tiver algum desconforto, dor ou deformidade nos pés, unhas encravadas, calosidades, rachaduras, micose, entre outros problemas. Também é recomendável fazer visitas regulares ao podólogo para prevenir futuros problemas nos pés.
Podiatra tratam uma ampla gama de problemas relacionados aos pés, incluindo calosidades, unhas encravadas, deformidades nos dedos, problemas de circulação, feridas, calos, rachaduras, micose, entre outros.
Durante a consulta, o podiatra fará uma avaliação completa dos seus pés, unhas e pele. Em seguida, ele irá recomendar um tratamento específico para o problema encontrado ou fornecer orientações para prevenir futuros problemas.
Entre as técnicas e tratamentos mais comuns utilizados por um podólogo estão a remoção de calosidades, tratamento de unhas encravadas, aplicação de curativos para feridas e rachaduras, prescrição de palmilhas ortopédicas, entre outros.
Algumas medidas que podem ajudar a prevenir problemas nos pés incluem manter os pés limpos e secos, usar sapatos confortáveis e adequados ao tamanho dos pés, evitar andar descalço em lugares públicos, fazer atividades físicas regulares e alongamentos, entre outras.
O tempo de tratamento pode variar dependendo do problema encontrado e da gravidade. Alguns tratamentos podem ser resolvidos em uma única consulta, enquanto outros podem exigir várias sessões para alcançar resultados satisfatórios.
Para escolher um podiatrico de confiança, é importante verificar sua formação e certificações profissionais, ler avaliações de outros pacientes, pedir recomendações a amigos e familiares e verificar se ele atua em uma clínica ou consultório reconhecido.
Alguns planos de saúde cobrem o atendimento de podólogos. É importante verificar com sua operadora de saúde quais serviços são cobertos pelo seu plano.
O podólogo trata e previne problemas mais simples nos pés, enquanto o podiatra é um profissional médico que trata doenças mais complexas. Algumas clínicas possuem ambos para atender a uma variedade de necessidades dos pacientes. Aqui, nos preocupamos em oferecer um atendimento completo para todas as necessidades de nossos pacientes. É por isso que contamos com dois profissionais especializados.